Digite sua palavra-chave

post

Teleatentedimento e consulta para fisioterapeutas

Teleatentedimento e consulta para fisioterapeutas

O teleatendimento em fisioterapia, entenda como funciona;

Com o avanço do coronavírus, o distanciamento social tornou-se a nossa principal arma de defesa. Com isso, o COFFITO, seguindo às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), desejando manter o atendimento de Fisioterapia à população e, ao mesmo passo, assegurar o bem-estar do profissional, liberou, por meio da Resolução n° 516, publicada em 23 de março, os serviços de Teleconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento. 

O telemonitoramento

O telemonitoramento, acontece através do acompanhamento à distância, por intermédio de mecanismos tecnológicos, para pacientes que tenham sido previamente atendidos presencialmente. Para a realização do telemonitoramento, o fisioterapeuta pode utilizar de métodos síncronos e assíncronos, como também terá autoridade para decidir sobre a necessidade de consultas presenciais para reavaliação, sempre que julgar necessário. 

Em suma, para o COFFITO,  a teleconsultoria é como “a comunicação registrada e realizada entre profissionais, gestores e outros interessados da área de saúde, fundamentada em evidências clínico-científicas e em protocolos disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.”

A Resolução nº 516 ainda ressalta que, na prestação dos serviços não presenciais, o profissional está obrigado a observar os demais dispositivos dos Códigos de Ética da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, tais como fiscalização de documentação, armazenamento e recuperação dos registros do paciente, entre outras normas.

Entenda; 

Para receber os teleatendimentos de um fisioterapeuta é importante é importante que o paciente esteja em um bom estado cognitivo, ou que receba ajuda de um cuidador ou de um familiar. É necessário também, uma explicação prévia sobre o funcionamento do  teleatendimento. Como será a dinâmica do atendimento, plataforma a ser utilizada na consulta, e etc. 

Os benefícios do teleatendimento na fisioterapia durante a pandemia são diversos, dentre eles:

  • A diminuição do agravamento do quadro do paciente
  • A otimização do tempo 
  • Assistência personalizada e humanizada para o paciente e melhor resposta ao tratamento proposto. 

Diversos são os benefícios que a teleconsulta pode trazer, tanto para o fisioterapeuta como para o paciente, por isso vale a pena investir nessa área que vem ganhando destaque na fisioterapia. 

Confira a  íntegra da Resolução nº 516 pode ser encontrada no site do COFFITO 

Fonte: (www.coffito.gov.br).



Conteúdo Relacionado

Sem comentários

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá! Seja bem-vindo(a). Se tiver alguma dúvida, me procure. Estou a disposição para te ajudar.