Digite sua palavra-chave

post

Reunião Plenária do COFFITO aprova especialidade em Gerontologia e define atuação em Home Care

Reunião Plenária do COFFITO aprova especialidade em Gerontologia e define atuação em Home Care

Nos dias 20 e 21 de dezembro, o colegiado do COFFITO realizou a última reunião plenária de 2016, quando, entre outros temas, foram aprovadas novas resoluções, com destaque para as que disciplinam as especialidades profissionais de Fisioterapia em Gerontologia, e Terapia Ocupacional em Gerontologia. A atuação do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional no atendimento domiciliar, ou seja, o Home Care, também recebeu regulamentação própria. O encontro contou ainda com o lançamento oficial do Pré-Recadastramento Nacional, que terá início no dia 30 de janeiro de 2017. “É muito bom encerrar esse ano com aprovação de novas resoluções às profissões, normativas estas que proporcionarão inúmeros benefícios aos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e, principalmente, à sociedade”, ressaltou o presidente do COFFITO, Dr. Roberto Mattar Cepeda.

Novas resoluções

Para iniciar o ano de 2017 com novidades, o COFFITO encerrou pautas que foram amplamente estudadas junto às associações e aos Regionais, tais como as normativas referentes ao Home Care e Gerontologia. Em relação ao atendimento domiciliar, embora preconizado em outras regulamentações, o COFFITO compreendeu que a normatização traria benefícios no que se refere ao aumento da inserção dos profissionais e na busca de maior afinidade aos programas do Governo Federal.

A especialidade profissional em Gerontologia, por sua vez, está subsidiada nos índices relacionados ao envelhecimento da população, e nas dificuldades e necessidades desse grupo. Além disso, a normativa também irá propiciar maior inserção das profissões na atenção ao idoso, em busca de uma vida mais saudável e independente.

Pré-Recadastramento Nacional

No dia 21 foi realizada aprovação final dos materiais do Pré-Recadastramento Nacional, que começará no dia 30 de janeiro de 2017. O Pré-Recadastramento Nacional será a primeira fase do Recadastramento Nacional que, no futuro, proporcionará a confecção de novas identidades profissionais.

Buscando agilizar o processo e, até mesmo reduzir custos, o COFFITO desenvolveu uma ferramenta própria que permitirá ao profissional acesso pela internet e preenchimento no computador, tablet ou celular. Segundo o presidente do COFFITO, esse formulário beneficiará, e muito, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional e a sociedade, uma vez que, ao preenchê-lo, o profissional fornece dados que podem subsidiar inúmeros pleitos das categorias.

Estudo

A pauta do encontro contou, também, com a participação de entidades científicas com o objetivo de esclarecer dúvidas referentes a áreas de atuação e necessidade de regulamentações.

Fonte: COFFITO



Conteúdo Relacionado

Sem comentários

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Seja bem-vindo(a). Se tiver alguma dúvida, me procure. Estou a disposição para te ajudar.
Powered by