Digite sua palavra-chave

post

Promoção da Saúde do Trabalhador Através da Ginástica Laboral

Promoção da Saúde do Trabalhador Através da Ginástica Laboral

Diante da competitividade atual no mercado, as organizações tendem a aumentar o empenho na busca pela liderança em seus devidos segmentos. Em decorrência disto, vem a necessidade de obter-se a eficiência e agilidade na realização das tarefas, o que pode resultar no comprometimento da saúde física e mental dos Trabalhadores, isto porque é evidente e crescente a existência de movimentos repetitivos e posturas inadequadas no ambiente de trabalho (OLIVEIRA et al, 2012).
Estudos nos ajudam a compreender que o setor de agronegócios possui todos os tipos de trabalho humano, seja ele primário envolvendo a terra e seus produtos; seja secundário referente à fabricação e manutenção de ferramentas; ou terciário quando relacionados à contabilidade e gestão. O progresso das atividades econômicas, tecnológicas, sociais e políticas proporcionaram o êxodo de uma população anteriormente rural para urbana, ocasionando a transformação das formas de como se administrar propriedades rurais que agora necessitam de informações externas, maiores recursos materiais e robóticos, produtos e serviços e mão-de-obra qualificada, deixando, assim, de se caracterizar somente como setor rural, primário ou agrícola (ARAÚJO, 2008 apud Lesmi, 2011).
Entretanto, à medida que há o desenvolvimento no setor, também cresce a preocupação com as condições trabalhistas rurais. As más posturas e o uso inadequado das ferramentas provocam problemas e doenças nos trabalhadores rurais tais como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e as Doenças Osteomioarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT). Diante desse fato, a Ergonomia e a Ginástica Laboral surgem como técnicas que podem auxiliar e favorecer o aumento na produtividade, na qualidade de vida do trabalhador, diminuição de gastos com despesas médicas, entre outros (BARBOSA, 2007).

abrangente e efetivo com a sociedade, seus setores produt pacto pela saúde (FREIRE, 2015).
A preocupação com o bem estar físico dos Funcionários já existe desde 1920 tanto que os primeiros relatos foram abordados no livro, Ginástica de Pausa, destinado a operários, editado na Polônia em 1925, onde funcionários de empresas se exercitavam em suas pausas particulares. Em 1928, o Japão e países da Europa (França, Bélgica, Suécia e Bulgária), além da antiga URSS, já estavam utilizando a ginástica laboral. No Brasil, em 1973, a FEEVALE e sua “ ” 7 “G ” MA, apud BARBOSA 2007).
A ô “ ” DO T “ ” questão. Foi estabelecida uma moratória, em 1987, que por muitos anos impediu a publicação de artigos sobre LER/DORT no Medical Journal of Australia, e no mesmo ano, o Australian Public Service interrompeu a publicação dos registros de incidência de lesões.
Algum tempo depois, o assunto se concretizou na Holanda e na Rússia, dando início assim, ao que hoje chamamos de Ginástica Laboral. É uma atividade que deve ser orientada por um profissional de Educação Física, conforme dizem os projetos de Lei nº 6213/05 e 317/07 que estão em trâmite no Congresso Nacional, obrigando empresas públicas e privadas a desenvolverem ginástica laboral orientada por um profissional de Educação Física. O Profissional Fisioterapeuta também é capacitado pra prescrever e orientar exercícios. Este profissional tem por objetivo desenvolver sequências de exercícios que vão ao encontro das necessidades dos seus clientes, com o objetivo de reeducar a postura dos funcionários em sua posição de atendimento, diminuindo dores e cansaços em regiões onde a tensão muscular fica acumulada pela postura no uso dos materiais designados para sua função (DELIBERATO, 2002).
O presente estudo teve como objetivo identificar os benefícios da ginástica laboral aplicada ao ambiente de trabalho. A pesquisa é caracterizada com uma revisão bibliográfica e buscou refletir sobre os benefícios de um Programa de Ginástica Laboral de Manutenção com o objetivo de promover a qualidade de vida dos trabalhadores, com reavaliações continuadas contribuindo positivamente na qualidade de vida do trabalhador.

Ginástica Laboral
Definida como ginástica destinada a trabalhadores que visa dar a oportunidade aos trabalhadores executarem séries de exercícios com restrito espaço de tempo, com o objetivo de prepará-lo para a jornada de trabalho, relaxa-los após o expediente e compensar a musculatura antagonista exigida.(BARBOSA, 2007)
De acordo Oliveira, uma empresa foi contratada para realizar avaliações físicas nos departamentos da NET S.A., tendo como resultado um tempo de implantação da Ginástica Laboral. Na primeira avaliação dos resultados, notou-se que o aspecto motivacional foi importante e substancial, segundo as pesquisas; 82% dos participantes disseram que melhorou o ambiente de
trabalho; 68% disseram que diminuiu o estresse. Nestes termos, compreendese a necessidade de um programa continuado da prática e de avalições de um programa de Ginastica Laboral, ofertado por um profissional capacitado.
Normalmente, as práticas de Ginástica Laboral dentro das empresas são realizadas com a formação de uma equipe de trabalhadores, que se preparam, por meio de exercícios físicos bem orientados, para iniciar suas tarefas do trabalho diário. Consistem em alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações. Promove benefícios fisiológicos, psicológicos , sociais aos funcionários e benefícios financeiros para a empresa. Dentre outros benefícios para trabalhadores estão a diminuição de dores corporais; prevenção de doenças ocupacionais como LER/DORT, redução do cansaço e da fadiga muscular; melhora da atenção e concentração para as atividades diárias; além da prevenção de acidentes de trabalho (BARBOSA, 2007).

Tipos de Ginástica Laboral
1. Ginástica Laboral Preparatória: Realizada no início do expediente, por meio de exercícios de coordenação, flexibilidade e resistência, essa modalidade ativa fisiologicamente o corpo do funcionário e ele, por sua vez, estará mais concentrado e disposto para o trabalho (NICOLAU, 2010)
2. Ginástica Laboral Compensatória: Realizada durante o expediente, visa à compensação de posturas inadequadas e esforços repetitivos, através do distensionamento da musculatura, além de interromper a monotonia operacional (NICOLAU, 2010)

3. Ginástica Laboral de Relaxamento: Realizada após o expediente, visa a recuperar o trabalhador do desgaste através do relaxamento da musculatura. (NICOLAU, 2010)

4. Ginástica laboral corretiva: Direcionada a cada trabalhador de acordo aos sintomas apresentados e análise da biomecânica do trabalho,
utiliza de exercícios que têm a função de fortalecer os músculos fracos e alongar os músculos encurtados (NICOLAU, 2010)

Prevenção de Distúrbios Ocupacionais
A Ginástica laboral pode evitar vários tipos de doenças, como: Lesões por Esforços repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomioarticulares Relacionados ao T DO T’ Distúrbios como lombalgias, tenossinovites, tendinites, sinovites, cervicalgias, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, síndrome de Quervaín, peritendinite em particular de ombros, cotovelos, punhos e mãos, dedo em gatilho, cistos, síndrome do pronador redondo, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome cervical ou radiculopatia cervical, neurite digital, são apenas algumas das afecções músculo- esqueléticas mais comuns em trabalhadores com DORT. Essas patologias estão surgindo em proporções “ ” tem elevado o interesse por questões associadas à saúde do trabalhador (BARBOSA, 2007)

Objetivos do Programa de Ginástica Laboral
Os exercícios realizados durante a jornada têm como objetivo principal a Prevenção de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, devido a preparação do corpo para a jornada de trabalho, através de exercícios . Contribuindo para a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse; ganho da flexibilidade; diminuição das tensões musculares; aumento da circulação; conscientização postural, dessa forma promovendo qualidade de vida no trabalho ( NASCIMENTO; MORAES, 2000).

Benefícios que a Ginástica Laboral Promove

Benefícios Fisiológicos: promove a melhor utilização das estruturas osteomioligamentares, menor gasto energético, sensação de bem-estar
minimizando o estresse e as dores, diminuindo as tensões musculares, melhorando a circulação sanguínea e a postura.( NICOLAU, 2010).
Benefícios Psicológicos: promove a motivação por novas rotinas, capacidade de atenção e concentração no trabalho, desenvolve consciência corporal, diminui tensões emocionais musculares causadas pelo estresse do serviço, trabalhando a autoestima, aumentando a relação interpessoal (NICOLAU, 2010).
Benefícios Sociais: promove a melhoria das relações interpessoais, o favorecimento do relacionamento social e o trabalho em equipe. (NICOLAU, 2010).No que diz respeito aos benefícios financeiros, reduz os gastos com afastamentos e substituições de funcionários, além de reduzir despesas Médicas.
Resultados que a Ginástica Laboral traz para as empresas são: Aumento da produtividade; Diminuição de incidência de doenças ocupacionais; Menores gastos com despesas médicas; Marketing social; Redução do índice de absenteísmo e rotatividade dos funcionários; Redução dos números de erros e falhas, pois os funcionários treinam atenção motivação.
Resultados que a Ginástica Laboral traz para os funcionários: Redução das dores; Promove o combate e a prevenção das doenças ocupacionais (LER/DORT); Promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho; Possibilita uma melhor utilização das estruturas óssea, muscular e articular, com maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico, reduzindo a sensação de fadiga ao final da jornada de trabalho; Melhora a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas, reduzindo os riscos de acidentes de trabalho; Melhora da autoimagem; Redução do estresse e alívio das tensões; Melhoria do relacionamento interpessoal; Aumento a resistência da fadiga central e periférica; Aumento da disposição e motivação para o trabalho; Melhoria da saúde física, mental e espiritual.

Metodologia para realização de um Programa de Ginástica Laboral e Orientações Ergonômicas Preventivas
Para aplicação prática de um programa de Ginástica Laboral (GL) algumas avaliações devem ser realizadas antes da prática das atividades desta maneira pode-se levantar o perfil dos funcionários. Nesta modalidade são avaliados peso, altura, pressão arterial, flexibilidade, postura e percentual de gordura e, a cada três meses,deve ser realizada uma avaliação para verificar os resultados. (NASCIMENTO, 2000).
O roteiro para implementação segue uma lógica, com as seguintes ações: Apresentação da Proposta Escrita a Empresa. Uma vez respondida de forma positiva, será realizada uma Visita Técnica (agendada); Avaliação técnica Ergonômica Física do trabalho, com Enfoque nos FATORES DE RISCO PARA LESÕES; Aplicação de Instrumento de avaliação, antes do programa; Avaliação dos Resultados; Construção de Programa de Ginastica laboral e Orientações Ergonômicas; Aplicações Práticas da Ginástica Laboral; Construção de Material Informativo Ilustrativo, com orientações; Entrega do Material; Reavaliações cada trimestre.

Considerações Finais
Entende-se que é de vital importância que haja um investimento na Promoção da Qualidade de vida do Trabalhador o que pode ser alcançado de forma eficaz através da ginástica laboral, um meio simples e eficiente de evitar possíveis problemas que podem comprometer a saúde e consequentemente a produtividade no trabalho. Para a construção de um programa de Ginástica laboral algumas avaliações devem ser realizadas por um profissional habilitado, antes da prática das atividades, desta maneira pode-se levantar o perfil dos funcionários e também fatores biomecânicos do trabalho que oferecem riscos para Distúrbios Relacionados ao Trabalho. Os exercícios promovem a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse; ganho da flexibilidade; diminuição das tensões musculares; aumento da circulação; conscientização postural, proporcionando assim vários benefícios tanto à empresa quanto ao
trabalhador que desenvolverá as atividades com maior disposição física e maior eficácia .



Conteúdo Relacionado

Sem comentários

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Seja bem-vindo(a). Se tiver alguma dúvida, me procure. Estou a disposição para te ajudar.
Powered by