Por meio de consultas onlines e domiciliares, fisioterapeutas se reiventam para atuar na pandemia de Covid-19
Com a pandemia da Covid-19, muitas profissões tiveram que se adaptar ao novo modo de trabalho. Com a fisioterapia não foi diferente, os profissionais estão buscando maneiras alternativas para o enfrentamento da doença, uma dessas formas são através de consultas on line, e os pacientes vêm reagindo bem aos resultados. A fisioterapia precisou de adpatar, dessa forma, no dia 23 de Março de 2020, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional o Coffito, determinou novas medidas, para a realização de atendimentos de Fisioterapia.
De acordo com o Coffito, esse novo formato de atendimento, a comunicação entre o profissional de fisioterapia e o paciente é acessível, por meio de diversos recursos tecnológicos que estão facilmente disponíveis atualmente, tendo a oportunidade de manter o tratamento da melhor forma, até que o retorno dos atendimentos presenciais. Geralmente, os exercícios são guiados por, teleconsultas, vídeos, fotos ou cartilhas de orientações.
Por meio dessa nova resolução, o Coffito autorizou os serviços de atendimentos on-line, chamados de teleconsulta, o que é o atendimento clínico a distância: tele monitoramento, ou acompanhamento a distância do paciente atendido, previamente, de forma presencial.
Contudo, ao passo que o tratamento presencial não é substituível, com a presença das tecnologias se torna possível a continuidade de alguns tratamentos. Com o isolamento social decorrente da Covid-19, algumas consultas e tratamentos precisaram ser suspensos, por tempo indeterminados, podendo comprometer a evolução conquistada pelos pacientes. Mas através dos atendimentos on lines e domiciliares, os fisioterapeutaas puderam estimular seus pacientes de forma remota.
Acredita-se que, o teleatendimento seguirá sendo de grande valia, mesmo após o retorno dos atendimentos presenciais, pois, a teleconsulta confere mais segurança para ambos os lados, desde os pacientes ao próprio fisioterapeuta.
Sem comentários