Digite sua palavra-chave

post

Passo a Passo: O que saber antes de escolher sua pós-graduação

Passo a Passo: O que saber antes de escolher sua pós-graduação

Ao concluir a graduação é inevitável que dúvidas apareçam sobre qual o próximo passo a ser dado para o desenvolvimento de sua carreira e, uma boa pós-graduação pode ser a melhor solução para você, afinal de contas, para além de agregar valor ao seu currículo profissional, uma especialização proporciona há a oportunidade de direcionar os seus conhecimentos para a área de atuação de seu interesse dentro da fisioterapia, aprendendo técnicas e metodologias que estão voltadas para o mercado de trabalho.

Por esse motivo, ter uma pós-graduação em sua bagagem profissional, potencializa sua formação acadêmica, complementando os conhecimentos adquiridos durante a sua faculdade.

– Continue a leitura e descubra 4 dicas que vão te ajudar a escolher a melhor pós-graduação!

1. Entenda quais são os modelos de pós-graduação disponíveis no mercado!

Existem dois tipos de Pós-graduação: a lato sensu e a stricto sensu. A primeira modalidade refere-se a especializações com MBAs (Master in Business Administration), a segunda modalidade envolve os cursos de mestrado e doutorado.  As duas possuem seus objetivos específicos, entretanto, a lato sensu é mais direcionada à atuação profissional no mercado de trabalho, e a stricto sensu, para a pesquisa e a atuação acadêmica.

Sendo assim, é importante entender qual é a pós-graduação mais se parece com você, seja ela na modalidade lato sensu ou stricto sensu.

2. Pesquise muito

É fundamental pesquisar bastante os temas em relação a sua área de formação. Comece procurando pelas especialidades da sua área que você mais se identifica, e quais se adéquam aos seus objetivos de carreira.

Se possível, converse com pessoas que atuaram no segmento em que você pretende se especializar. Pergunte sobre rotina, mercado de trabalho e quais são os maiores desafios dessa especialização e as expectativas de crescimento, bem como qualquer outra dúvida que você tenha.

3. Busque por uma instituição de qualidade

Para além de escolher um curso, é preciso escolher também uma boa instituição de ensino e de referência. O primeiro passo é verificar se a mesma é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC), para oferecer a modalidade em questão.

Observe a infraestrutura, e caso seja uma pós EAD, pesquise sobre o suporte que o aluno recebe durante o curso, se possível converse com ex-alunos da instituição.

 4. Avalie o corpo docente

 Se você pretende se pós-graduar em uma instituição de alto nível, é bom se preocupar com a qualificação de seus professores. Por mais que a instituição disponha de uma excelente infraestrutura e bons recursos tecnológicos, o corpo docente exerce um papel muito relevante na trajetória do aluno em sua pós-graduação.

E lembre-se, uma pós-graduação pode ampliar o seu networking, envolvendo também seus professores em sua rede de contatos profissional.



Conteúdo Relacionado

Sem comentários

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá! Seja bem-vindo(a). Se tiver alguma dúvida, me procure. Estou a disposição para te ajudar.