FDA (EUA) determina proibição do uso de luvas cirúrgicas com pó pelo risco à segurança do paciente

As luvas médicas desempenham um papel significativo na proteção tanto dos doentes como do pessoal de saúde. As luvas médicas contam como barreiras contra a transmissão de doenças infecciosas e contaminantes ao se realizar cirurgia, bem como ao realizar interações com os pacientes. Vários tipos de pó têm sido utilizados para lubrificar luvas. No entanto, o uso de pó em luvas médicas apresenta numerosos riscos para os pacientes e profissionais de saúde, incluindo inflamação, granulomas e reações alérgicas respiratórias.

Uma análise completa de todas as informações atualmente disponíveis apóia a conclusão do FDA, que concluiu que os riscos representados pelas luvas em pó, incluindo a sensibilização do trabalhador de saúde e do paciente aos alérgenos do látex de borracha natural (NRL), complicações cirúrgicas relacionadas às adesões peritoneais e outros eventos adversos de saúde não necessariamente relacionados à cirurgia, são importantes e significativos em relação ao benefício para a saúde pública de sua comercialização contínua.

Não se espera que a proibição de luvas com pó imponha custos à sociedade, mas espera-se que reduza o número de eventos adversos associados ao usoó. O principal benefício para a saúde pública decorrente da adoção da regra seria o valor da redução dos eventos adversos associados ao uso de luvas em pó. A Agência estima que os benefícios líquidos anuais máximos totais variem entre US $ 26,8 milhões e US $ 31,8 milhões.

Esta regra entrará em vigor em 18 de janeiro de 2017.

OBS: A ANVISA ainda não se pronunciou sobre aplicar, ou não, tais medidas para o Brasil.

Fonte: Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde