Digite sua palavra-chave

Centro de Treinamento InterFISIO – CTI

Conheça o CTI

Nos dias atuais, a Fisioterapia tem um importante papel nas unidades de  terapia Intensiva (UTI) adulto, neonatal e pediátrico. Trata-se de uma área em franco crescimento de oportunidades e que é exige  do fisioterapeuta capacitação específica e habilidades práticas.  Desde 1998 o InterFISIO desenvolve treinamentos em terapia Intensiva para fisioterapeutas nas áreas adulto, Neonatal e Pediátrica. São mais de de 1000  fisioterapeutas treinados. Diante disto e da necessidade de se ter um centro específico de treinamento para fisioterapeutas em UTI, o InterFISIO  inaugura em  10 de janeiro de 2015 o seu próprio centro de treinamento.  

 

O Centro de Treinamento InterFISIO ( CTI) é composto por auditórios e laboratórios integrados que tem como objetivo reproduzir,  através de simulação, casos clínicos para treinamento do dia dia da UTI. Os laboratórios simulam leitos da UTI  com ventiladores mecânicos, monitores de sinais vitais, bombas de infusão e, principalmente, os simuladores de pacientes adulto, pediátrico e neonatal. Os simuladores de paciente reproduzem sinais e sintomas que possam aparecer em situações clínicas e que permite ao fisioterapeuta fazer avaliação e intervenção fisioterapêutica.

 

Nossa equipe de professores é formada por profissionais de referência no  e habilitados  especificamente  para treinamento prático e simulação realística.

 

Atualmente, o CTI é a sede das aulas práticas dos Cursos de Pós-graduação em Fisioterapia na UTI Adulta e Neopediátrica da FacRedentor no Rio de Janeiro é isto faz com que este curso seja destaque na comunidade científica e referência no mercado de trabalho ( inserir Link das Pos).  Além disso, temos cursos de extensão regulares:

 Fisioterapia na UTI neonatal, Fisioterapia na UTI pediátrica, Fisioterapia na UTI adulta, Ventilação Mecânica Básica, Ventilação Mecânica Avançada, Escalas funcionais e Mobilização precoce e  outros mais. ( inserir link para seção dos cursos)

 

Habilidades

  • Avaliação e semiologia do Paciente
  • Monitorização respiratória, cardíaca e neurológica
  • Avaliação e Interpretação da mecânica ventilatória
  • Ventilação Mecânica Não invasiva: avaliação, admissão ,modos, interfaces e monitorização
  • Ventilação Mecânica : indicação, admissão, modos ventilatórios, interpretação gráfica e desmame
  • Avaliação funcional respiratória
  • Prova de função pulmonar
  • Treinamento muscular respiratório específico e inespecífico
  • Avaliação funcional muscular e eletroestimulação
  • Treinamento funcional motor: aparelhos, protocolos e programas sistemáticos de mobilização