Digite sua palavra-chave

post

Aula prática PNF, com José Vicente Martins

Aula prática PNF, com José Vicente Martins

Sob a coordenação do Prof. José Vicente Martins, os alunos da turma 8° de Pós-graduação Fisioterapia em Neurofuncional tiveram sua aula no módulo “Avaliação e tratamentos baseados em evidências em paciente com TRM (Trauma raquimedular)”, em um moderno centro de Reabilitação, e puderam aprender na prática sobre essa importante especialidade da Fisioterapia.

José Vicente, é  instrutor Internacional de PNF no Brasil com formação na Europa e coordenador da pós-graduação Fisioterapia em Neurofuncional, no InterFISIO. Capacitado para ensinar as atualizações do PNF, seguindo as diretrizes do IPNFA. 

O PNF  

A facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, ou PNF, como é conhecida entre os fisioterapeutas, é um a concepção de tratamento desenvolvido no fim da década de 40, pelo neurologista Herman Kabat, que é fundamentado na filosofia de que todo indivíduo possui um potencial inexplorado e que deve ser estimulado através da técnica, a favor de sua reabilitação. Dessa maneira, o PNF construído sob 5 pilares básicos: 

  1. Considerar a pessoa como um todo
  2. Abordagem positiva 
  3. Mobilização de reservas
  4. Aprendizado e Controle Motor
  5. Abordagem funcional 

O procedimento visa auxiliar o paciente na reabilitação ou na melhora de sua condição física por meio do uso dos padrões de movimento do método. O PNF também pode ser aplicado em pacientes ortopédicos e respiratórios! Através do PNF, é possível tratar os mais diversos pacientes, desde o paciente no CTI até o atleta.

Trauma Raquimedular

O trauma raquimedular é uma lesão neurológica incapacitante, que gera perda sensorial e disfunção fisiológica, envolvendo uma série de funções corporais. A assistência a pacientes vítimas de traumatismo raquimedular (TRM) agudo está dentre as situações mais complexas e desafiadoras para os fisioterapeutas que compõem o ambiente hospitalar. A lesão pode acontecer em qualquer região da medula espinhal, podendo provocar mudanças permanentes.

Por isso, o interFISIO selecionou um corpo docente de excelência, composto por profissionais renomados na área neurofuncional, com destaque em trabalhos internacionais. 

Há 9 anos, esse curso vem se consagrando por todo país como referência na formação de profissionais para atuação junto ao paciente com disfunções neurológicas, ou desde o período de reabilitação, ou nas diversas situações clínicas, como na atualidade em decorrência das sequelas pós covid.



Conteúdo Relacionado

Sem comentários

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá! Seja bem-vindo(a). Se tiver alguma dúvida, me procure. Estou a disposição para te ajudar.