Digite sua palavra-chave

post

A Importância da Hidratação no Tecido Cutâneo

A Importância da Hidratação no Tecido Cutâneo

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas foram observadas por diversos autores a importância da utilização de cosméticos profissionais para retardar o envelhecimento precoce. A maioria dos trabalhos já apresentados mostrou que o uso continuo dos cosméticos aliados com o tratamento fisioterapêutico em dermatofuncional obteve bons resultados de atenuação de rugas e linhas de expressão,assim como proporcionou á pele aspecto de maciez e hidratação.(OLIVEIRA, ET ALL, 2013) (2013);SOUZA , Váleria ,(2016).

O que leva a aceleração do processo de envelhecimento é explicado pela teoria dos radicais livres, que tem como consequência a exposição crônica ou excessiva á radiação UV, um dos principais fatores que levam a redução da capacidade de defesa das células, acelerando o processo de envelhecimento pela morte ou mau funcionamento das célulasGUIRRO, GUIRRO, 2004 ; OLIVEIRA, et all,2013.
Devido a esse fator,a pele apresenta sinais clínicos de envelhecimento como, a aparência de rugas, hipercromias, pele seca ,perda da luminosidade e ptose tissular , BUCHIL,2002; OLIVEIRA, et all,2013; SOUZA , Váleria ,2016.
Como consequência, ocorre declínio das funções do tecido conjuntivo, o que faz com que o colágeno torne-se mais rígido e a elastina fique mais frouxa, levando à redução da água que resulta na decadência do tecido conjuntivo, diminuindo a velocidade e a troca de oxigenação dos tecidos.(GUIRRO;GUIRRO 2004) , (SADICK,2002) e (OLIVEIRA,,2013); (SOUZA ,2016).
O envelhecimento cutâneo é um processo contínuo que vai ocorrer com todo ser humano afetando a função da pele e sua aparência. Esse processo, ocorre fisiologicamente, modificando com o passar do tempo o material genético de cada um e ocasionando a diminuição da proliferação celular, reduzindo o metabolismo. (SHENEIDER,2009).
O envelhecimento não pode ser avaliado somente pelo o aparecimento de rugas e aumento das linhas de expressões exclusivamente, porém estas com certeza demonstram o início do processo de envelhecimento da pele. Além deste fator, podemos observar também a perda do viço e alteração da tonalidade da pele,diminuição da elasticidade da produção de fibras de colágeno e elastina e outros elementos do tecido conjuntivo. (OLIVEIRA, et all,2013); (SOUZA , ,2016).

Esteticamente,o processo de envelhecimento cutâneo ocorre rapidamente quando o indivíduo não tem cuidados com a sua pele. As agressões externas danificam o manto hidrolipídico e o fator natural de hidratação da pele,deixando por consequência a pele desprotegida, ressecada,o que acelera o processo de envelhecimento e causa perda e reposicionamento da gordura facial, gerando o aparecimento de rugas e o aumento dos sulcos de linhas de expressão. . (et all,2013); (SOUZA,2016).

MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada nesse trabalho foi revisão bibliográfica realizada por meio de levantamento de dados em artigos, revistas científicas,livros e sites relacionados a área da fisioterapia dermatofuncional.Foramfeitas buscas nos sites de consulta, tendo como palavras chaves: Envelhecimento do tecido , recurso cosmecêutico, hidratação.

RESULTADOS

HIDRATAÇÃO CUTÂNEA

Oliveira,et all(2013) explica que o manto hidrolipídico é responsável pelo mecanismo de hidratação da pele, apresentando como consequência no extrato córneo se esse manto hidrolipídico estiver equilibrado um aspecto na pele de hidratada , suave , macia e elástica ou se o manto hidrolipidico estiver desequilibrado apresnta na pele a desidratadação , a pele fica sem brilho , áspera , descamando que com maior chance de ter irritações.
A hidratação natural é definida pela quantidade de água que a pele necessita para se manter hidratada , garantindo uma boa aparência e bom funcionamento dos sistemas , preservando as características do manto hidrolípidico. (et all,2013); (SOUZA,2016).
A desidratação da pele pode ocorrer por fatores extrínsecos que tem como conseqüência a remoção da camada lipoproteica ou pode ocorrer também por alterações metabólicas de forma intrínseca que leva o envelhecimento das fibras de colágeno e elastina , diminuição da irrigação periférica. (et all,2013); (SOUZA,2016).
Segundo PEREIRA, 2016,relata quando o corpo quando está devidamente hidratado todo o organismo tem a tendência de estar bem. O ideal é que a hidratação seja tópica e oral.
A avaliação cutânea são fundamentais para perceber as necessidades que o tecido de nosso paciente precisa durante o tratamento.

O aspecto de pele ressecada se resulta da perda da película protetora externa que é formada pela gordura produzida pelas glândulas sebáceas e água procedente em grande parte do suor.Com a idade , essa película diminui,assim como a capacidade de produção de gordura pelas glândulas sebáceas.
Avaliação clínica do envelhecimento:
Segundo Souza, (2007) e Buchil,2002. Os principais sinais do envelhecimento são as rugas, hipercromias,pele seca,perda de luminosidade e ptose tissular.
Esses sinais são consequências do processo fisiológico que ocorre normalmente em todo o indivíduo, levando à diminuição das funções do tecido conjuntivo,em que o colágeno vai tornando-se mais rígido, devido uma porcentagem perdida anualmente e uma diminuição no número fibras elásticas. A elastina fica frouxa e perde força pela diminuição da sua elasticidade; há uma diminuição das glicosaminoglicanas, associada a uma redução de água, que por sua vez, diminuir a produção celular, (SADICK,2002);(OLIVEIRA, et all,2013); (SOUZA,2016).
As rugas podem ser classificadas clinicamente, como superficiais e profundas. As superficiais são aquelas que desaparecem com o estiramento da pele, diferente das profundas que não sofrem alteração quando a pele é estirada(KEDE;SABATOVICH,2004);(OLIVEIRA et all, ,2013); (SOUZA ,2016).
Podemos classificar as rugas também como rugas estáticas, dinâmicas e gravitacionais. As estáticas são consequências da má produção das estruturas que constituem a pele,em decorrência da repetição de movimentos e aparecem mesmo na ausência deles. );(OLIVEIRA, et all,2013); (SOUZA,2016).
As dinâmicas ou linhas de expressão surgem como consequência de movimentos repetitivos da mímica facial e aparecem com o movimento.Já as rugas gravitacionais são consequentes da flacidez da pele, aumentando com a ptose das estruturas da face.(GUIRRO;GUIRRO,2004)
Principais fatores que levam ao aparecimento dos sinais de envelhecimento:
Radicais Livres
Para Perricone (2001), o inimigo número um do envelhecimento não é o tempo são os radicais livres.
De acordo com Guirro e Guirro (2004), a produção de radicais livres está ocorrendo nas reações de fatores externos como a poluição , raios ultravioletas e etc, e também por reações internas do organismo que ocorrem naturalmente.
Ativos cosmecêuticos:
O corpo humano tenta se defender dos radicais livres, neutralizando por meio de enzimas específicas, que são os antioxidantes,os quais existem diversas formas em nosso corpo que são os polifenóis, vitamina C, E e A,selênio,cobre,zinco, coenzima Q10. A indústria farmacêutica hoje em dia produz muitos cosméticos com ações antioxidantes para serem utilizados como complementos e suplementos na prevenção do envelhecimento . (PETROCCA,2010 apud PINTO,2012)

A conscientização da necessidade de hidratação da pele em consultório e o uso frequente de produtos home care são importantes , para que as células fiquem bem hidratadas para que quando aplicar o cosmético os ativos que têm em seu conteúdo consiga maior absorção , tendo melhores resultados nos tratamentos , já que é natural termos a renovação celular. A hidratação tem o intuito de dar longevidade as células. (Pereira,2016).

A cada ano que passa, aumenta a oferta de inúmeros tratamentos promissores para o envelhecimento , a maioria dos tratamentos oferecidos no mercado não são invasivos , permitindo que o paciente não saia da sua vida social e tendo uma rápida recuperação.);(OLIVEIRA, all ,2013); (SOUZA ,2016).
A hidratação da pele pode ser obtida por meio de produtos de uso tópico que tenham as seguintes características (ESTEVE,1994););(OLIVEIRA, ,et all, 2013); (SOUZA , Váleria ,2016):
Oclusão:Formação de uma fina película sobre a pele, que evita a perda excessiva de água.Composta por princípios que não penetram na pele , como óleos minerais ,vaselina líquida, silicone entre outros.

Emoliência: suavização dos tecidos epiteliais da membrana córnea, reduz o endurecimento da pele pela queratinização excessiva. Melhora a maciez e aumenta a elasticidade. São utilizados produtos a base de óleos vegetais ,lanolina,lipídios sintéticos e vitaminas lipossolúveis(A,E e F).

Hidratação:acontece pela aplicação de componentes higroscópicos que promovem uma atração de água para a pele, como cópia do fator hidratante natural .São geralmente utilizados o propilenoglicol,glicerina,sorbitol, uréia e lactatos.

Segundo Scotti e Velasco(2003), a pele precisa ser hidratada para o bom funcionamento da manutenção do colágeno e elastina, os melanócitos também necessitam de água para produzirem melanina suficiente para absorção dos raios ultra violetas . Sinais clínicos como falta de brilho, perda da suavidade e sedosidade diminuídas, aumentos dos sulcos da linha de expressão entre outros, são apresentados na face , como sinais de envelhecimento e falta de hidratação.
Dependendo do tipo de pele(seca,normal ,oleosa e mista) a necessidade de hidratação tem níveis e de formas diferentes, cada tipo pele precisade uma formulação de cosmética especifica para não dar efeitos indesejáveis como tamponamento de poros , má absorção dos cosméticos dos ativos que estão dentro da formulação do produto , existem várias variáveis assim como a concentração de cosméticos e também suas combinações. (et all,2013); (SOUZA,2016).
Existem várias formas cosméticas que podem ser utilizadas.As principais são em gel,gel aquoso, oill free e creme e creme gel.);(OLIVEIRA,et all ,2013); (SOUZA , ,2016).

Na tabela 1.0 é descrita a relação das formas cosméticas com cada tipo de pele, bem como exemplos de alguns hidratantes. (Boletim Cosmecêutico – Abril /2007)

TIPO DE PELE FORMA COSMÉTICA ATIVO
Seca Creme
Creme gel PCA-Na , Aloe vera, colágeno, elastina, Hidroviton
Normal Creme
Creme gel Prteínas de soja, VC-PMG, Aquasome EC, aminoácido do trigo, Germe de trigo , ácido hialurônico
Oleosa Gel – creme
Gel D-pantenol, Extrato de algas marinhas , Lipossomas de vitamina E, Thalaspheras de vitamina C
Mista Gel – creme
Gel Extrato de algas marinhas , colágeno , elastina , aquasome
Tabela 1.0 ( fonte do artigo técnico informe apparenza, 2007)
A formulação de Gel – creme e creme gel,além de não conter produtos comedogênicos também é uma das formas menos irritativa , serve como base para a hidratação facial e consegue suportar a adição de diversos tipos de hidratantes . Por ter em sua composição umectantes e emolientes , obtem na pele o resultado de hidratação e maciez além de potencializar o efeito dos hidratantes. Como proporciona sensação de sedosidade, tem facilidade de o paciente aderir ao (Artigo Técnico , Boletim Cosmecêutico,2007)

Existem vários fatores que pode se focar para prevenir e tratar o envelhecimento , como:);(OLIVEIRA,et all,2013); (SOUZA ,2016).
– Manutenção da barreira cutânea com uma higiene e hidratação correta;
– Fotoproteção adequada e utilização correta;
– Neutralizaçãodos radicais livres ;
-Aumentar a síntese de colágeno e elastina dérmicos;
– Reduzir a glicação de colágeno

HIDRATANTES CONCENTRAÇÃO DE USO
Àcido Hialurônico 1,0 a 5,0 %
Aloe vera extrato seco 0,005 a 1,0 %
Colágeno 2,0 a 10,0%
Hidroviton 1,0 a 5,0 %
Óleo de amêndoas 1,0 a 10,0%
PCA-NA 0,5 a 5,0%
Ùreia 1,0 a 10,0%
Tabela (Informe Apparenza , 2007)

O uso de Protetor Solar
O filtro solar eficaz protege a ele contra a queimadura causada pela radiação UV.Está capacidade é expressa em FPS(Fator de Proteção Solar). Atualmente há vários estudos em laboratórios que discutem a relação entre o tempo de formar eritema com a proteção sem proteção.Em prática quer dizer quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta ao sol com o uso do filtro sem se queimar e a relação que se queima sem o uso do filtro.
Muitos indivíduos esquecem de passar protetor solar em determinadas regiões como orelha, pescoço, pés e pernas . Devemos então está conscientizando as pessoas sobre a importância do uso correto assim como as áreas que tem que ser protegidas.
Existem diversas formas para se obter o máximo de proteção de um filtro solar. Cuidados simples durante a formulação e o desenvolvimento de novas técnicas de preparação permitem a obtenção de um produto de qualidade, com utilização facilitada e altos valores de FPS. A aplicação do filtro solar e a conscientização da reaplicação cada 2 a 3 horas o uso dos Fotoproteteores mordenos que são hidroresistidos , permitindo que não saia facilmente com a transpiração e mais resistentes a água , isso vai determinar em cada indviduo o nível de proteção atingido. MILESI,Sabrine;STANISÇUASKI,Silvia.(2002)

Apesar da existência de vários tratamentos para o rejuvenescimento , o mais promissor deles é a prevenção por meio da proteção com fotoprotetores adequados ao tipo de pele de cada paciente.O envelhecimento intrínseco não pode ser evitado, mas o extrínseco pode ser retardado , principalmente através do uso contínuo de fotoprotetores , hidratantes , revitalizantes , utilizando os de forma correta de acordo com o seu tipo de pele para tratar e prevenir o envelhecimento precoceMILESI,Sabrine;STANISÇUASKI,Silvia.(2002););OLIVEIRA,Andreia;SANTOS,Bianca e GUIMARÃES,Carla (2013); SOUZA , Váleria (2016).

CONCLUSÃO

Através da revisão bibliográfica , conclui se que a importância da hidratação no tecido cutâneo é extremamente necessária para a manutenção do equilíbrio da pele tornando a pele mais saudável e com aspecto de maciez , sedosidade e hidaratação , dada através do uso de cosméticos hidratantes e o uso correto de fotoprotetores.
O uso de produtos cosméticos hidratantes previne ou tratam a desidratação cutânea, de maneira geral eles vão atuar aumentando a absorção de água na superfície cutânea por substâncias capazes de atrair a água, como exemplo, as substâncias umectantes e/ou promovendo a redução na evaporação de água por agentes emolientes que agem como agentes oclusivos na pele.



Conteúdo Relacionado

Sem comentários

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Seja bem-vindo(a). Se tiver alguma dúvida, me procure. Estou a disposição para te ajudar.
Powered by