Digite sua palavra-chave

post

5 dicas para melhorar a sua concentração nos estudos

5 dicas para melhorar a sua concentração nos estudos

Concentrar-se nos estudos, muitas vezes, é uma tarefa difícil. Conseguir manter o foco no conteúdo estudado exige uma força de vontade considerável. Às vezes, nos distraímos muito rápido, e nesses momentos, precisamos manter a concentração. Uma solução pode ser encontrada na elaboração de estratégias e rotinas de estudos, para exercitar o cérebro a seguir à risca o horário estipulado para o estudo.

Para auxiliar você durante a sua rotina de estudos, selecionamos 5 dicas para aprimorar a sua concentração. 

Escreva

A prática de escrever é um ótimo exercício para melhorar o desempenho cognitivo cerebral. Um estudo realizado somente através da leitura não é 100% eficaz. O estudante pode se distrair facilmente durante  as leituras, por isso, faça anotações, escreva! Faça fichamentos, organize da forma que for melhor para você. O ato de escrever ajuda o seu cérebro a manter o conteúdo por mais tempo na sua mente.

Faça Intervalos

O Intervalo é de suma importância na hora dos estudos, em um momento de estafa, o cérebro fica cansado e não consegue mais absorver conteúdos, com isso, o rendimento não se torna mais satisfatório. O cérebro precisa descansar! Monte o seu plano de estudos de acordo com os seus limites, lembre-se que cada pessoa reage de um jeito às estratégias de rotina. 

Não pense que  estudar por 08 horas direto vão te ajudar a ser mais produtivo, pelo contrário, a tendência é a perda de produtividade. Por isso, os intervalos são os seus momentos de descanso, portanto descanse! Faça algo do seu agrado e tente relaxar durante esses momentos. Entretanto, é importante que você não demore muito durante os intervalos, respeite o tempo que estabeleceu na rotina. 

O uso de cores

As cores estimulam o cérebro, todavia esses estímulos acontecem de forma diferente. As cores mais suaves costumam estimular a criatividade, auxiliando na criação de ideias. Já a cor verde, por exemplo, tem um efeito parecido e estimula muito a concentração para leitura. Entretanto, cores mais escuras como o vermelho provocam uma reação mental e fazem o aluno desacelerar e focar nos detalhes. 

Tenha uma boa alimentação 

Para manter-se concentrado, é importante que o seu corpo esteja abastecido, ou seja, é preciso que você esteja bem alimentado, para ter a energia necessária e cumprir a rotina.

Entenda: Estar bem alimentado não significa que você deva comer em excesso, pois isso pode desencadear sono e desconforto na hora dos estudos. Então coma somente o necessário para estar alimentado. 

Estude sozinho 

Estudar sozinho te permite um maior nível de concentração e uma maior chance de manter-se focado no conteúdo. Dessa forma, você evita conversas paralelas distrações. Leia com atenção e repita o conteúdo em voz alta, como se estivesse dando uma aula da disciplina que você está estudando. 



Conteúdo Relacionado

Sem comentários

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
Olá! Seja bem-vindo(a). Se tiver alguma dúvida, me procure. Estou a disposição para te ajudar.